Ihr Merkzettel: 0 Artikel

Instruções, vídeos e descargas

Conselhos criativos

Se tens muitas ideias, te recomendamos que dê uma olhada nos nossos tutoriais.

Converte tuas ideias criativas em realidade com a nossa gama de produtos de manualidades FIMO da STAEDTLER. Com os projetos criativos de FIMO podes encontrar o tutorial adequado baseando-te no material, na temática e na dificuldade. Tanto se queres fazer um complemente de bijuteria como uma peça de decoração para tua casa, os projetos criativos te ajudarão com isso.

Para ver ficheiros .pdf, necessitarás o Adobe's Reader. Descarregá-lo aqui grátis.

Please click "Creative tips app" for our mobile creative tip offer.

Técnicas

Impressionantes e únicas - com mágica oculta em ouro

  1. Com "mágica oculta" pode incluir nas suas criações uma textura distintiva, semelhante à madeira. E por isso essa técnica também é conhecida como mokume nendo, que do japonês podemos traduzir como grãos da madeira (mokume) feitos de argila (nendo). Com a mágica oculta e FIMO effect, se pode criar, por exemplo, broches, brincos, anéis  e colares únicos. Cada peça será absolutamente original.

  2. Amasse o FIMO e faça uma lâmina de cada cor usando a máquina de pasta na posição mais grossa. Necessitará duas folhas na cor ouro metálico.

    Apilhe as lâminas de FIMO na seguinte ordem de cores para criar uma pilha retangular: Ouro metálico, translúcido, ouro brilhante, ouro metálico,  pele e pó de estrelas.

  3. Use o rolo acrílico para rodar sobre a pilha pressionando ligeiramente até que o retângulo tenha aproximadamente o dobro do tamanho.

    Divide pela metade e coloca uma parte sobre a outra. Depois, use o rolo acrílico novamente até conseguir uma lâmina de aproximadamente 3-4 mm de espessura.

  4. Vire a lâmina de modo a que a cor dourada fique na parte de cima.

    Pressione o lado rombo  (!) do cortante de metal sobre o FIMO. Não utilize o lado cortante já que somente necessita fazer uma marca e não deve cortar realmente a pasta!

  5. A continuação, faça um rolo fino (3-4 mm) com FIMO ouro metálico e coloca na parte superior do contorno da estrela.

    Corte pelo comprimento de maneira que seja um ajuste exato.

  6. Gire a folha de FIMO outra vez deixando a superfície de trabalho. Usa os dedos para pressionar cuidadosamente ao redor do contorno da estrela para recriar a forma.

    Preste especial atenção às pontas das estrelas, deveriam estar claramente cónicas ao final.

  7. Corta uma fina capa da parte superior da estrela mantendo a faca flexível e afiada paralela à superfície. Assegure-se de não cortar muito profundo. Se não gostar do desenho, pode cortar uma outra lâmina.

    Não será possível cortar uma segunda lâmina, se a primeira foi cortada muito profunda. 

    Dica:
    Podes armazenar as peças sem acabar e sobrantes de material em um saco plástico selado ou em uma embalagem hermética como, por exemplo, uma caixa ou um frasco de plástico.

  8. Corte a estrela com a ferramenta de forma redonda. Assegure de que o corte seja suficientemente grande e permita deixar um espaço de uns 5 mm ao redor da estrela.

    Depois, utilize o rolo acrílico sobre a estrela para deixá-la suave e lisa. Se for necessário, utilize os dedos cuidadosamente para corrigir a forma da estrela. 

  9. Faça uma lâmina fina com a cor pó de estrelas e coloque a estrela em cima.

    Recorta novamente com a ferramenta de forma redonda.

  10.  

    Cria um rolo fino na cor ouro metálico e coloque ao redor do contorno.

    A estrela de ouro já está pronta para endurecer no forno durante uns 30 minutos a 110°C. Repete o processo para fazer as estrelas mais pequenas e os círculos para os brincos.
    Depois de endurecido, se pode alisar com cuidado a superfície utilizando a lixa para que seja mais suave.

    Mas cuidado! Não lixe muito para não estragar o desenho!
    Para terminar, faça um furo nas estrelas e coloque uma argola pequena. Utilize a estrela grande para o colar e as pequenas para os brincos.

    Quer crias suas próprias joias exclusivas?

    Encontre o tutorial completo "Mágica oculta em ouro" no nosso buscador de conselhos criativos.

Tabela de misturas

Tabela de misturas FIMO soft

Usa a tabela para misturar FIMO para ajudar-te a criar a cor que necessita.

Por ex., se misturas 3 partes de amarelo (-10) com 5 partes de rosa (-22), conseguirás uma cor vermelho cálido.

É tão fácil como fazer cores mais claras ou mais escuras - tudo o que tens que fazer é acrescentar preto (-9) ou branco (-0).

Os blocos standard de FIMO estão pré divididos em 8 porções, simplificando assim, a mistura de cores.

Por favor, note que as cores podem variar devido ao processo de impressão.

Tabela de misturas FIMO soft em ficheiro .pdf

App "FIMO Creative tips"

FIMO app

Com "FIMO Creative tips" podes buscar teus tutoriais preferidos baseando-te no material, na temática e na dificuldade.

Tanto se queres fazer um complemente de bijuteria como uma peça de decoração para tua casa, os projetos criativos te ajudarão com isso.


A app numa olhadela:

  • Função de busca baseada no material, na temática e na dificuldade, combináveis entre si.
  • Tutoriais com instruções ilustradas passo a passo e lista de compra (necessitas conexão a Internet).
  • Função Favoritos: Armazena teus tutoriais preferidos em uma lista.
  • Os tutoriais podem ser enviados facilmente por e-mail.
  • Função Imprimir (necessita AirPrint).
  • Comparte teus tutoriais preferidos no facebook e no twitter.
  • Photo upload: Dá ideias aos teus amigos e mostra uma foto de tua criação FIMO.
  • A função tutorial aleatório te mostrará um novo tutorial quando agites o telemóvel.
  • Atualizações periódicas com muitas novas ideias.
  • Necessita iOS 4.3 ou posterior. Compatível com iPhone, iPod touch e iPad.
  • Necessita Android smartphone versão 2.3.3 ou posterior.
    Disponível na AppStore
    Disponível no google play store


    Notícias

    Tendências

    Esplêndido colar em "Marsala" a cor do ano 2015 - fácil de fazer

    Extravagantes formas e cores no tamanho XXL - ontem triunfavam as joias de filigrana e detalhes. Agora o momento é de mostrar-se. Estes colares de tamanho grande aportam um toque final perfeito às últimas tendências da moda e também combinam com os looks minimalistas que estão atualmente de moda.

    Os colares são protagonistas de uma maneira ainda mais eficaz quando estão feitos à mão e refletem a personalidade da pessoa que o leva. Os usuário mais criativos podem utilizar FIMO para conseguir um colar com o seu próprio estilo. Além disso, com FIMO soft pode misturar as suas próprias cores da moda para 2015.

    Imprescindível este ano: aprender a combinar

    Impressionantes, grande, originais: os colares chamativos são os verdadeiros protagonistas. É importante saber como combiná-los. Esta joia espetacular destaca mais quando levada com uma blusa ou um vestido simples.

    Outra coisa importante: conseguirá um toque mais sofisticado se levas o colar sobre a roupa e não diretamente sobre a pele. Utiliza FIMO para desenhar os teus próprios acessórios de moda e criar colares feitos a medida para combinar com o teu fundo de armário.

    FIMO nas cores da moda Pantone

    O seu volumoso e espetacular colar de FIMO soft consegue todos os pontos de estilo quando inclui uma das cores da moda Pantone para 2015. Devido a sua ampla gama, FIMO soft é capaz de satisfazer a demanda para estas cores da moda e oferecer uma ampla seleção das tonalidades mais solicitadas. Já seja a cor vermelho vinho, castanho ou laranja - serão tonalidades fortes e terrosas as que veremos nas passarelas desta temporada. Sempre encabeçadas pela cor Pantone do ano: o Marsala. Esta elegante cor vermelho-castanho é uma declaração em si mesma e pode ser utilizada por si mesma ou juntamente com outras tonalidades da moda.

    A mistura de cor FIMO para marsala é:

    • Duas partes de FIMO soft da cor vermelho índia (8020-24)
    • Uma parte de FIMO soft da cor púrpura (8020-61)
    • Uma parte de FIMO soft da cor conhaque (8020-76)
    • Uma oitava parte de FIM soft da cor preto (8020-9)

    Como se faz:
    Utiliza a máquina de massa FIMO para conseguir uma lâmina de cada uma das cores anteriores. Assegure que todas as lâminas são da mesma grossura e que utilizam a mesma configuração na máquina. A continuação, utiliza um cortado para cortar o número de partes indicadas anteriormente e amassa todas as partes juntas.

    Cores de destaque: Como misturá-las

    Além do marsala, outras cores chave deste ano são a cor laranja tangerina e a amêndoa tostada. A mescla para conseguir laranja tangerina é bastante fácil: deves misturar  meia parte de FIMO soft girassol (8020-16) com uma parte branca (8020-0), duas partes de caramelo (8020-7) e duas partes de tangerina (8020- 42). Já a cor amêndoa tostada se corresponde com o FIMO soft de cor sahara (8020-70). As cores frescas da moda Pantone para acessórios também estão disponíveis na gama de cores FIMO. A intensa água-marinha é igual ao FIMO effect aqua (8020-305). A aparência fresca do cinza glaciar se pode conseguir com o FIMO soft cinzento (8020-80) e a suave tonalidade crema é similar ao FIMO effect baunilha (8020-105).

    Consegue um espetacular colar com o mínimo esforço! Encontrará as instruções detalhadas passo à passo para o colar marsala nos nossos conselhos criativos.

    Criatividade estacional

    Decoração para a casa nas cores que marcam tendência esta primavera

    A primavera 2015 será uma primavera romântica! Tons pastel como rosa, menta ou baunilha são simplesmente perfeitos para combinar com um vintage romântico ou com o look da moda shabby chic e além disso, são ideias para dar um toque singelo à sua casa. Com os tons ténues de FIMO effect e FIMO soft é possível criar a sua própria decoração personalizada e depois utilizar as molduras de quadros, vasos ou qualquer outro objeto que tenhas criado para encher de estilo e elegância nas cores mais "in" da temporada.

    Romantismo criativo

    Roupas Vintage, decoração Vintage, casamentos Vintage - essa charmosa combinação de retro, romantismo e naturalidade é, esta primavera, mais popular que nunca. E a melhor coisa é que abre muitas portas para a criatividade.  Vale tudo, desde que haja um olhar sonhador, nostálgico, complexo ou de fantasia... é possível superar os limites.

    Ideal para a próxima coleção feita à mão

    Os tons suaves da gama de cores pastel de FIMO effect são ideias para um look vintage. Vasos, molduras de quadros, lanternas, castiçais e caixas de joias trabalhados com esta massa de modelar de secagem ao forno são especialmente adequados para criar uma atmosfera de bem-estar. Se estas peças se combinam com os tesouros encontrados na sua feira de antiguidades favorita ou com as heranças de família, não apenas criará uma decoração original,  se não que também conseguirá um acolhedor ambiente shabby para o seu lar.

    Os elementos decorativos em delicadas cores pasteis aportam um ar particularmente romântico aos interiores de atmosfera shabby. É fácil fazer pequenos detalhes e presentes. Que tal dar ao seu difusor de fragrância favorito uma bonita decoração? Simplesmente selecione diferentes cores pastel de FIMO effect e FIMo soft e decore o recipiente com o desenho que mais lhe agrade. A sua nova e criativa aparência exterior com certeza chamará a atenção.

    Já seja um batismo, um casamento ou uma festa no jardim, aqui lhe deixamos outra sugestão inteligente para a temporada de festas. Estes divinos sacos para presente podem converter qualquer evento em uma ocasião única. Etiquetas feitas a medida e em cores que combinam, como baunilha (FIMO effect: 8020-105), azul aqua (8020-305) ou rosado (8020-205) aportam aos sacos um toque verdadeiramente pessoal e oferecem um maravilhoso final de festa a todos os assistentes.

    Estas e outras ideias similares podem ser encontradas nos nossos conselhos criativos.

    Dá forma as tuas ideas. FIMO e FIMOair, massa de modelar de secado ao forno e ao ar.

    Clique nas imagens para descarregar nossos catálogos em formato pdf.

    Para abrir os ficheiros .PDF, necessita o Adobe's Reader. Faça o download grátis aqui.


    FIMO em ação

    Porque usar FIMO

    Criatividade infinita

    Existem poucos materiais que oferecem uma variedade de expressões criativas tão grande como o FIMO. Definitivamente, é fácil aprender a trabalhar com ele - em muito pouco tempo se conseguem os primeros resultados.

    E podes criar quasi qualquer coisa: jóias ou acessórios, marcos para quadros ou elementos decorativos, bonecas e figuras, flores e esculturas - tudo é possível. A extensa gama de cores FIMO e sua textura única permitem imitar outros materiais de una maneira espectacularmente realista, como madeira, pedra, cristal e outras texturas.

    Ferramentas? Podes começar quase sem ferramentas especiais. Os principiantes podem conseguir ótimas criações usando somente os kits de iniciação. E, se mais tarde queres criar peças mais profissionais, simplesmente podes aventurar-te nas diferentes ferramentas que dispomos.

    Se tens dúvidas, te convidamos a visitar a seção de Perguntas Frequentes FIMO ou a contactar com nosso serviço técnico através do e-mail service(at)staedtler.de 

    Novos produtos FIMO

    Cores de pedras preciosas com um duplo efeito fascinante

    As novas cores de pedras preciosas do sortido FIMO effect te permitem criar jóias ou acessórios do hogar atrativos e exclusivos.

    Depois de polidos, a profundidade transparente e o efeito perolado fazem que as peças modeladas pareçam como verdadeiro quartzo rosa, jade, rubí, citrino ou ágata azul.

    As cores de pedras preciosas te inspiram a colocar em pratica novas técnicas e variantes que permitem impressionar com os resultados. Dê uma oportunidade a ela e desenha tua própria pulseira.

    Nos nossos conselhos criativos encontrarás como fazer paso-à-paso.

    FIMO - A história do sucesso

    STAEDTLER® FIMO® - História

    Tudo começou no ano 1939.

    Kaethe Kruse

    Em sua busca por um novo material para criar suas cabeças de bonecas, a conhecida artista Kaethe Kruse começa a experimentar com uma nova substância.
    Como o material resulta inadequado para a produção em serie, sua filha Sophie experimenta com este por sua conta, misturando massas e cores, amassando-lo em uma grande variedade de formas e objetos.

    Ela usa o material para criar vasos, mosaicos, quadros, miniaturas, figuras e brinquedos.

    Sophie Rehbinder-Kruse resume sua filosofia assim: "Instintivamente, a humanidade quer modelar coisas; é sua maneira de amar e preservar algo querido". Como resultado, ela começa a desenvolver seu primeiro kit de massa de modelar em 1954.

    FIMOIK

    Cria o nome da marca, FIMOIK, usando as primeiras duas letras de seu apelido "Fifi", o "Mo" de massa de modelar e as letras finais de "mosaico", uma de suas técnicas favoritas.

    Graças aos excelentes contactos da família com o mundo dos brinquedos, "Kaethe Kruses Ofenkete" (argila de secado ao forno) foi muito bem recebida.

    No ano 1964, Eberhard Faber compra todos os direitos. Em 1978, esta companhia, estabelecida em 1922 em Neumarkt, passa a formar parte do grupo STAEDTLER.

    No ano 1966, equipada com um novo conceito, uma receita melhorada e um nome mais cativante, "FIMO" se lança de maneira de sucesso ao mercado com uma gama de 15 cores, dois tamanhos diferentes de blocos e vários estojos de presente.

    Um manual de FIMO com sugestões e instruções e diversos catálogos inspirarão aos usuários a criar eles mesmos uma ampla gama de novas ideias criativas.

    A gama continua crescendo. Com os anos, se incluem novas cores, incluindo algumas com efeitos especiais, como purpurina, pedra e transparências. Também se introduzem estojos de trabalhos manuais com acessórios para diferentes temas criativos.

    Hoje em dia, a gama compreende 72 cores diferentes e se completa com um amplo sortido de acessórios como "FIMO liquid", verniz, pós de metal, folhas de metal, moldes e acessórios para joias.

    Foram desenvolvidas técnicas sofisticas em estojos de FIMO, como "millefiori", "mokume gane", "kaleidoscope" e "Skinner blend".

    Imitações de pedras preciosas, serigrafía, pátina, tinta e efeitos de impressão, etc. Tudo isso faz de FIMO um material extremadamente versátil, tanto para que as crianças modelem seus próprios personagens como para criar completas aplicações no campo da arte e do desenho de joias.


    Arte e Desenho

    „Siesta“

    A técnica de misturar pastéis sobre cartolina - por Corinne Korda

    O lémure se desperta de sua siesta foi pintado com ceras pastéis suaves sobre um esboço feito de pintura opaca diluída ...

    “Siesta” – Passos

    … As cores pastel foram pintadas repetidamente durante - um "lavado suave" - em várias etapas utilizando um pincel molhado em água.

    As secções de pelo branco foram enfatizadas com cores opacas.

    Aguareláveis “Canale”

    Coloridas fachadas nos Canais de Veneza, pintadas com nossos lápis aguareláveis karat aquarell.


    Perguntas frequentes e conselhos sobre FIMO

    Manuseio

    FIMO aberto

    Podes guardar os trabalhos que não tenhas terminados e os pedaços que sobrem em um saco de plástico hermético ou em um recipiente com tampa, como um  pode de plástico ou de vidro.

    A massa de modelar de secado ao forno FIMO é um composto com base de PVC. Em comparação com os materiais de modelado "normais", FIMO é muito mais resistente - sua estrutura permite, por tanto, modelar objetos mais delicados e pequenos.

    A composição de FIMO inclui pó de plástico, plastificantes e aditivos. No momento em que esta no forno, os plastificantes transformam o pó de plástico em gel; uma vez frio, se transforma em um elemento sólido.

    O FIMO pode ser colocado no forno várias vezes para, por exemplo, reparar peças ou substituir alguna parte de una figura com FIMO sem cozer. 

    A maneira de endurecer FIMO é  colocá-lo em um forno convencional durante 30 minutos a uma temperatura ideal de 110ºC.

    As peças endurecidas a 130ºC parecerão praticamente iguais, com a única diferença de que serão um pouco mais flexíveis.

    Entretanto, nunca se deveria exceder os 130ºC nem o tempo de 30 minutos.

    O FIMO não tem data de vencimento. Entretanto, deveria ser armazenado em um lugar seco e fresco. A melhor maneira de conservar o FIMO sem cozer é em papel de alumínio ou em uma caixa metálica ou de plástico (feita de PP ou PE!), para proteger do pó e da contaminação.

    O FIMO, seguindo essas indicações, durará como mínimo dois anos em condições ótimas de uso.

    Entretanto, desconhecemos quanto tempo e em que circunstâncias esteve armazenado o produto na loja ante de ser comprado, com o que poderia ter sido afetado por um mal transporte ou armazenagem.

    Para amaciar o FIMO que endureceu com o tempo, recomendamos usar FIMO Mix Quick, artigo nº 8026. Este componente permite amassar e deixar mais macio o FIMO de uma maneira fácil e rápida. Entretanto, somente funcionará se a massa ainda não foi completamente cozida.

    Depois de estar totalmente cozido, a massa de modelar de secado ao forno é resistente à água, mas não se deve envernizar!

    É importante, neste sentido, que a peça não tenha fendas através das quais poderia filtrar-se a água da chuva. Além disso, também deveríamos ter em conta que as peças acabadas poderiam romper-se a temperaturas de congelamento.

    As cores podem perder intensidade depois de um tempo expostos à intensa luz do sol; é recomendável, portanto, que as peças estejam minimamente protegidas do excesso de luz (debaixo de uma varanda, por exemplo).

    O processo de gelificação não pode completar-se a temperaturas inferiores a 110ºC. O FIMO ficará duro, mas ainda estará brando no interior da peça e será extremadamente frágil. Se o FIMO se endurece a temperaturas superiores a 110ºC, o resultado final é muito mais flexível.

    Entretanto, se a temperatura é muito maior, as cores podem começar a tornar-se mais castanhas e há possibilidade de que se queimem. Recomendamos que não faças isso!

    A temperatura ideal para endurecer FIMO é 110ºC durante 30 minutos.

    Sim. Inclusive, recomendamos nossa massa de modelar de secado ao forno também para decorar nossas bolas de neve.

    Nas bolas, as peças de FIMO estarão permanentemente na água. Entretanto, NÃO devem estar envernizadas.

    Todas as modalidades de FIMO podem ser facilmente combinadas entre si.

    Der Geliervorgang (PVC in Weichmacher) kann bei weniger als 110°C nicht bis zu Ende geführt werden. FIMO wird dann zwar hart, ist aber im Inneren noch mürbe und daher bruchanfällig. Wenn man FIMO höher als bei 110°C härtet, wird es eher flexibel.

    Man nimmt damit aber in Kauf, dass die Farben bräunlich werden und evtl. kurz vor dem Verbrennen sind. Wir empfehlen das auf keinen Fall!

    Die ideale Härtetemperatur beträgt 110°C bei einer Härtezeit von 30 Minuten.

    Zum Kleben von abgebrochenen FIMO-Teilen empfehlen wir „Pattex Multi Alleskleber“ von Henkel.
    Dieser ist von uns getestet worden, er kann auch im Backofen mitgehärtet werden. Der Kleber trocknet transparent auf und verfärbt sich auch nicht durch Hitzeeinwirkung.

    Zum Kleben von FIMO Schneekugeln (Verbindung der Haube mit dem Unterteil) empfiehlt sich der Modellbaukleber von Pattex.

    Acessórios

    Qual é o melhor produto para colar FIMO?

    Nós recomendamos "Pattex Multi Alleskleber" (cola multiusos) da Henkel para colar as peças FIMO que se quebraram ou que queremos incluir na montagem final.

    Realizamos provas com esta cola e também pode ser endurecida no forno. A cola, uma vez seca, é transparente e não desbota, nem se quer com o efeito do calor.

    Recomendamos utilizar a cola para fantoches de Patter para colar as bolas de neve (para colar a tampa da parte inferior).

    Conselhos

    Posso fazer botões com FIMO?

    Os botões de FIMO não deverão ser lavados nem com máquina nem a seco porque as cores podem perder a intensidade com o tempo, sobretudo como consequencia do detergente e dos agentes químicos.

    Em geral, os botão não deveriam ser envernizados porque o verniz é à base de água. Recomendamos lavar as peças que incluem botões de FIMO à mão (30ºC) e, preferivelmente, utilizar um detergente suave.